Recuperação da BR-158, entre Santa Maria e Itaara, vai começar em breve

Deni Zolin

Recuperação da BR-158, entre Santa Maria e Itaara, vai começar em breve

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Há meses, os motoristas têm enfrentado muitos problemas na subida da serra, entre Santa Maria e Itaara. Buracos e cocurutos (deformidades), além de sinalização precária, tem tornado o trânsito arriscado. A recuperação não saía por falta de verbas, mas o atual governo liberou R$ 7 milhões para permitir as obras no trecho de 8 quilômetros. A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que, a partir desta segunda-feira, ou nos dias seguintes, começarão os trabalhos de retirada da camada de asfalto com defeito, por meio do trabalho chamado de fresagem, e colocação de uma nova camada de pavimento.

Ainda de acordo com o Dnit, a previsão é que, até abril, a obra seja concluída, com uma nova camada de asfalto em quase todo o trecho de 8 km. O trabalho foi incluído nas obras dos 100 primeiros dias do novo governo. Somente nos locais onde a pista está em boas condições não serão feitas obras. Os trabalhos também preveem nova sinalização, com pintura e tachinhas reflexivas na pista.

O objetivo é deixar a rodovia com mínimas condições de trafegabilidade com segurança, sem buracos e deformidades, e com sinalização para permitir um trânsito mais seguro à noite. Até porque no inverno, o trecho fica ainda mais perigoso devido à neblina e à escuridão, com noites mais longas.

Realmente, andar entre Santa Maria e Itaara à noite está muito perigoso e exige atenção redobrada. Mesmo sem cerração, fica difícil acompanhar o traçado da pista, pois a sinalização está muito fraca. E à noite, não se consegue ver as deformidades, que podem bater no assoalho do veículo ou até fazer o motorista perder o controle do carro ou da moto.triplo de verbas

Segundo o Dnit, para este ano, estão previstos quase R$ 800 milhões para obras de manutenção das rodovias federais no Estado, o triplo do valor liberado no ano passado. Com isso, haverá bem mais obras de tapa-buracos e consertos de trechos em todas as BRs da região, pois em 2022, esses trabalhos estavam quase parados. Só era feito o estritamente necessário, como tapa-buracos simples, que não duram muito. Agora, será possível retirar trechos velhos de asfalto e colocar novas camadas, além de sinalização.

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